Conheça a Mulher que ficou 2 anos em cima de uma Arvore para não corta-lá

Ainda tem pessoas que se preocupam com a natureza ao redor do mundo, prova viva disso é uma jovem que com 22 anos de idade teve a melhor experiência de sua vida, ela se chama Julia Butterfly Hill e ficou mundialmente conhecida por passar 788 dias em cima de uma árvore sem colocar se quer um pé no chão. A história dessa jovem é incrível e isso não só mudou a vida dela, mas como também fez diversas pessoas pensar um pouco mais em como a natureza é importante para nós.

Uma sequoia de 60 metros é bem velha, para se ter uma ideia quando Colombo pisou na América pela primeira vez Lua já tinha seus 500 anos e infelizmente seu destino em 10 de dezembro de 1997 era uma moto serra, porém felizmente Lua tinha uma jovem disposta a lutar para que ela ficasse em pé, Julia subiu na árvore e impediu seu corte. Com essa atitude a madeireira teve que cancelar o que estava pretendendo, mas não foi fácil, por isso ela teve que dedicar 2 anos de sua vida em cima da árvore.


Julia e Lua

A relação entre a sequoia e Julia é bem legal, ela se relacionou com Lua durante 2 anos e com isso pode conhecer um pouco mais sobre a natureza e o quão bela ela é. Lua esta em um bosque de Stanford na Califórnia e a Pacific Lumber Company quis tira-la de lá interrompendo 60 mil hectares do local, porém esse é um dos ecossistemas mais importante do local e assim viria diversos problemas.

"Ninguém tem o direito de roubar do futuro para conseguir benefícios rápidos no presente. Há que saber quando temos o suficiente... " - Julia Butterfly Hill em seu livro "O legado de Lua".

Essa experiência com Lua mudou completamente a vida da jovem, durante todo esse período que ela esteve na árvore ela tinha ajuda de uma pequena equipe que dava a ela cordas e itens de sobrevivência como painéis solares para carregar o celular e ela poder manter contato com familiares, dar entrevistas e ate falar com o senado norte-americano, sua cabana tinha apenas 3 metros quadrados e uma lona impermeável, um pequeno fogareiro, para suas necessidades ela tinha uma caixa com uma bolsa hermética e para tomar banho tinha apenas uma esponja onde usava água da chuva ou neve.


"Adentrei no bosque pela primeira vez e experimentei o que significa para valer estar vivo. Entendi que eu fazia parte daquilo. Pouco depois soube que a Pacific Lumber Maxxam Corporation estava devastando esses bosques e minha confusão foi total. Contatei com a associação Earth First, que fazia campanhas para impedir o corte das árvores. Assim conheci 'Lua'".

Em 1998 em um inverno uma tormenta de um pouco mais de duas semanas quase separou a jovem da sequoia, os ventos fortes destruíram a lona, ela ficou abraçada com Lua e então ela ouviu a voz de lua dizendo que só os galhos rígidos se rompem, com isso ela encontrou um galho estável e flexível para se apoiar e assim os galhos verdes salvaram a vida de Julia.


Depois de descer da árvore

Ela desceu de Lua em 18 de dezembro de 1999 suas mãos estavam verdes de musgos e os pés cheio de calos, pois ela tirou seu sapato em uma parte de sua convivência com Lua, teve uma grande cerimonia entregando a ela uma carta, a madeireira entrou em um acordo em respeitar Lua e todas as árvores dentro de 60 metros e também de incluir uma politica meio-ambiental em seus futuros trabalhos.

Julia ajudou a criar uma ONG que se chama Circle of Life e participando de diversos Tree-Sit (sentadas em árvore), toda a experiência que ela viveu ela conta no livro "O legado de Lua" que é impresso em papel reciclado.


Infelizmente em novembro de 2001 um Mark Chapman da natureza tentou cerrar Lua e fez um talho de 35 centímetros no tronco e desde então Lua esta em pé com a ajuda de grampos gigantes.


5 comentários:

  1. Só tenho a agradecer Julia!

    ResponderExcluir
  2. Oque ela fez para salvar Lua, foi um gesto muito bonito...
    Julia és uma pessoa de muito bom coração!
    Obrigada Julia pela coragem, força e determinação. Te parabenizamos pelo gesto mais dócil e lindo que voce fez para com essa árvore de 500 anos...Obg mais uma vez!

    ResponderExcluir