Será Que Quebrar o Terceiro Pino da Tomada pode Danificar o Aparelho?

O padrão de tomadas é diferente em vários países, no Brasil, o padrão era de tomadas com apenas dois pinos, mas em 2013 ele foi mudado e as tomadas começaram a ser fabricadas somente com três pinos, ou seja, todos os eletrodomésticos e demais produtos eletrônicos que fossem fabricados de 2013 para frente teriam que possuir a tomada com os três pinos, mas isso acabou irritando muitas pessoas, afinal de contas como o padrão anterior tinha apenas dois pinos, as tomadas de suas casas tinham apenas entrada para os mesmos e não para três pinos, ou seja, eles teriam que trocar todas as tomadas de suas casas ou então comprar plugs para poder utilizar os novos eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos, porém a maioria das pessoas acabou não optando por nenhuma dessas alternativas e sim começaram a retirar o terceiro pino para poder assim utilizar os aparelhos que quisessem sem gastar muito com isso.

As tomadas de três pinos não foram feitas somente para dificultar a vida dos brasileiros, há uma boa razão em colocar o terceiro pino nas mesmas. O terceiro pino, ou pino de aterramento serve para dissipar uma possível sobrecarga na rede elétrica que poderia danificar os circuitos do aparelho ou até mesmo provocar um choque em quem o está utilizando por meio do fio terra. Então sabendo que há uma razão para este terceiro pino, agora vem uma boa pergunta, será que ao arrancar o terceiro pino nós não danificamos o aparelho eletrônico que utilizamos? Pois bem, neste artigo você ficará sabendo exatamente isso.



A Utilidade do Terceiro Pino

Inúmeros aparelhos eletrônicos, como o chuveiro, o aquecedor, as torneiras elétricas, dentre outros aparelhos, possuem um fio verde cujo objetivo é evitar choques ao usuário e danos ao aparelho em casos de sobrecarga, pois bem, o terceiro pino do novo padrão de tomadas brasileiro possui a mesma função que este fio, então é um componente importante da tomada, sendo assim nos questionamos, sobre o fato de podermos ou não retirar o mesmo para utilizar em nossas tomadas.



Quebrar o Terceiro Pino pode Danificar o Aparelho Eletrônico?

Na ausência do terceiro pino, caso haja uma sobrecarga na rede a mesma será transferida para o aparelho, pois não terá por onde escoar, e esta sobrecarga pode, sim, acabar danificando o aparelho. Além disso, ao retirar o terceiro pino da tomada de seu aparelho eletrônico você acabará perdendo a garantia do mesmo, pois mesmo que alguma peça do aparelho em questão esteja danificada por outro motivo que não seja a retirada do terceiro pino a integridade do aparelho foi violada pelo fato de você ter quebrado o terceiro pino de sua tomada, então a garantia não poderá cobrir tal defeito ou estrago.



Existe Algum Modo de Não Danificar o Aparelho ao Retirar o Terceiro Pino?

Sim, existe um modo de tirar o terceiro pino e não danificar o seu aparelho eletrônico, mas a garantia do mesmo não irá valer após isso. Se você possui apenas tomadas com entradas para dois pinos você poderá retirar o terceiro pino da tomada de seu aparelho eletrônico para utilizá-lo tranquilamente. Grande parte das instalações elétricas de residências no Brasil são antigas e, antigamente pouca gente utilizava o aterramento em todas as tomadas da casa. Deste modo, se não existe aterramento na instalação elétrica, não faz sentido haver o terceiro pino, pois não haverá por onde a corrente elétrica adicional ser dissipada. Então, antes de arrancar o terceiro pino de seus aparelhos eletrônicos apenas verifique se todas as tomadas de sua casa possuem entradas somente para dois pinos e não três.

21 comentários:

  1. Não há problema em quebrar o terceiro pino, esse pino serve apenas para aterramento, em lugares que não existe aterramento ele é inútil. Experiencia própria, não há problema algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade pura, tem lugares que a tomada é de entrada para três pinos, mas ao abrir o cunjunto nota-se que o terceiro esta ali apenas fazendo presença, sem nenhum fio ligado a ele.....

      Excluir
    2. É verdade, mesmo porque são pouquíssimas instalações elétricas que disponibilizam o aterramento na própria tomada, ou seja, nada adianta ter o terceiro pino e não ter o aterramento instalado na tomada elétrica.

      Excluir
    3. na verdade ja vi piores situações do que pinos faltando.... "eletricistas" ditos só em nome,colocam 2ou + pontos compatilhando mesmo aterramento, dai quando vc tem uma sobrecarga em 1 aparelho toda a rede entra em aterramento, vi isso em varias residencias financiadas pela caixa, onde quando vc tocava a geladeira levava um choque, o cliente acionava a garantia, quando eu ia prestar o atendimentoja media a tomada e notava que possuia corrente no terra mesmo a geladeira estando desconectada....

      Excluir
    4. só por causa desse terceiro pino, salvo minha tv de 42, caiu um raio em minha casa e queimo todos os aparelhos de dois pinos, mais o unico q ñ queimo foi a tv com tres pino... eu prefiro trocar todas as tomadas doque perder os aparelhos como eu perdi...

      Excluir
    5. O aterramento nas residências está na norma regulamentadora 10 ( NR-10).
      Muitas casas não tem o sistema de aterramento pelo simples fato da parte elétrica não ter sido feita por um eletricista, e sim por um "pedreticista" ;)
      Se quer segurança e uma instalação conforme a norma, contrate um eletricista qualificado e não uma mão de obra mais barato.
      Como sempre dizem, o barato pode sair caro

      Excluir
  2. Concordo com o supracitado. Geralmente as residências no Brasil possuem o aterramento só nos medidores das concessionárias ou até os Quadros de distribuição. O aterramento na maioria das vezes não está em cada circuito dimensionado das residências e se não houver o aterramento nas tomadas o terceiro pino é inútil, pois, a sobretensão irá para o aparelho de qualquer forma. Então nesses casos é permitido sim a retirada do terceiro pino.

    ResponderExcluir
  3. Em casa sem aterramento .. pode até tirar o terceiro pino.
    Mas isso n modifica o fato de que, em caso de descarga elétrica, haverá danos ao aparelho.
    O procedimento mais adequado para esse caso é modificar a instalação elétrica fornecendo o aterramento para todas as tomadas.

    ResponderExcluir
  4. sim realmente na maioria das casas antigas não se usa o fio de proteção[atessamento] mas agora pra segurança da familia e de nossos aparelhos domesticos recomendasse colocar aterramento em todas as tomadas,principalmente aqueles que conssomem muita elétricidade como máquina de lavar geladeiras microondas torneiras e chuveiros elétricos,fica a dica de um proficional elétricista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde que geladeira consome muita eletricidade?um motor de geladeira varia entre 1/6 a 1/3 de hp isso não chega nem a 300 watts, isso é menos que seu computador amigo...

      Excluir
    2. A geladeira o que consome energia são as partidas dos compressores...Na partida de um compressor a corrente sobe de 6 a 8 vezes a nominal.

      Excluir
  5. Ficou muito complicado agora com estas tomadas, comprei um forninho novo e um micro ondas que além de ser de tres pinos dois os pricipais são mais gordos e não entram nas tomadas novas, fiz um quebra galhos com um adaptador e arrombei as duas entradas de CA, ficou bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fios são mais grossos porque aparelhos consomem mais corrente. Você deveria além de trocar a tomada, trocar a fiação dessa tomada e disjuntor que alimenta a mesma , e ainda verificar a bitola do fio que alimenta sua casa da entrada principal. Por essas e outras que ocorre tanto acidente, falta de informação e pessoas que acham que sabem o que estão fazendo.

      Excluir
  6. Grande coisa, se a casa tiver tomada com 3 pinos e não tiver aterramento o terceiro pino não serve para nada, o mesmo se o aterramento for feito de forma incorreta, o único problema em quebrar o terceiro pino é a garantia mesmo, porque perde a garantia, agora na parte do funcionamento, usar um adaptador ou quebrar o terceiro pino é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Vale ressalta que antigamente não havia o consumo de energia que existe hoje. Então hoje em dia a quantidade de interferência que existe na rede elétrica é bem maior e vc abrir mão do aterramento do seu equipamento vc está reduzindo drasticamente a vida útil do seu aparelho. Se sua tomada não tem aterramento providencie e não retire o 3 pino.

    ResponderExcluir
  8. É obvio que não danifica... 90% dos aparelhos eletronicos são vendidos em outros países com as mesmas características e mesmo projeto, nos outros países não existe o 3o pino e nem por isso eles se danificam. 90% das casas também não tem aterramento e o 3o pino fica sem ligação nenhuma com a terra.

    ResponderExcluir
  9. Este terceiro pino nas tomadas em grande maioria das residências fica sem função por não haver instalação adequada, nem informação aos "eletricistas quebra galhos" que seguidamente se atrapalham e terminam ligando o polo central à fase da rede deixando o aparelho sem funcionar e expondo o usuário ao risco iminente de ser eletrocutado.

    ResponderExcluir
  10. Essa novidade foi introduzida no governo Lula por algum interesse particular tal qual muitas outras, causando enorme prejuízo aos brasileiros. Sem falar na desenfreada corrupção que foi a tônica do governo petista!

    ResponderExcluir
  11. mesmo tendo o terceiro pino sem aterramento na tomada da parede ele é inutil, eu instalo ar condicionado, e é dificil ver aterramento nas tomadas, assim ele se torna inutil.. e a maioria dos eletrodomésticos tem seu aterramento na sua propria lata, ele descarrega a carga em si mesmo

    ResponderExcluir
  12. vale ressaltar que o uso de adaptadores fabricados e vendidos clandestinamente, usados por leigos em secadores, microondas, forno elétricos etc.., destinados a aparelhos de 20a em tomadas de 10a, vai haver superaquecimento e derreter tudo.

    ResponderExcluir
  13. Olá , sou eletricista e a dica e não retirar o terceiro pino localizado no meio, ele é não somente uma proteção para possíveis danos ao seu aparelho mas principalmente para quem está utilizando-o.
    Verdade que se sua instalação ainda não tiver o FIO TERRA e só conter o FASE E NEUTRO ou seja tomadas de dois pinos, o terceiro pino não terá utilização nenhuma, porém em vez de tira-lo você pode comprar um adaptador com entrada 3 pinho e saída 2 pinos garantindo a garantia do produto e posteriormente se você adaptar sua rede aos novos padrões incluindo o ATERRAMENTO, ponderar utilizar seus aparelho com maior segurança.

    ResponderExcluir